Tire suas dúvidas sobre doação e transplante de medula. LEIA COM ATENÇÃO

Olá Amigos!!!
Vamos falar sobre doação de medula, muitas mensagens que recebemos eram iguais, perguntando sobre doação de medula. Então vamos colocar aqui e tentar tirar as duvidas de vocês.
* Para se cadastrar como doador de medula NÃO PRECISA TER TIPO SANGUINEO COMPATIVEL COM QUEM PRECISA DA MEDULA. O transplante de medula é o único procedimento que existe onde o receptor pode mudar o tipo sanguineo. Então o que conta não é o tipo sanguineo é a COMPATIBILIDADE GENÉTICA entre doador e receptor.
*É preciso ter mais de 18 anos para fazer o cadastro
* Para ser doador de medula você entra num cadastro MUNDIAL, é impossivel direcionar a doação pra algum paciente especificamente. Lembre-se o que conta é a COMPATIBILIDADE.
* Se você for compativel com mais de 1 pessoa ( o que é extremamente raro ) não se preocupe, VOCÊ PODE DOAR MAIS DE UMA VEZ, ja que a medula se REGENERA, e rapidamente coloca de volta o que foi doado.
* Qualquer pessoa no MUNDO, que esteja precisando de uma medula novinha poderá ser COMPATIVEL com VOCÊ.
* Se você é cadastrado e nunca foi chamado, agradeça a Deus, isso significa que NINGUÉM geneticamente compativel com você está precisando no momento. Mas você só sabe disso pois está cadastrado.
* Receptor e doador NÃO TEM CONTATO, exceto se a doação for feita no mesmo hospital, em alguns casos se consegue este encontro.
* Ninguém tem acesso as suas informações pessoais e genéticas. Por isso não é possivel que a familia de quem está precisando verifique se você é compativel ou não. Quem faz isso é o REDOME, o sistema onde fica armazenado os seus dados.
* Primeiro você doa esperança, depois você doa vida. Lembre-se, cadastrar-se como doador de medula é o primeiro passo pra salvar uma vida, reconstruir uma familia e fazer pelo próximo o maior gesto de amor que existe. É um pouquinho de você que vai salvar TUDO de alguém.
A leucemia não tem hora e nem idade pra aparecer, hoje eu peço pelo meu filho, amanhã outros Pedros irão pedir, não espere acontecer com você ou com alguém próximo para que você se importe, se importe agora, pois a doença não nos dá tempo de esperar você pensar nisso depois...


Como fazer? 


Se cadastre no hemocentro de sua cidade, não custa nada. Será colhido apenas 5 ml de sangue para realização do cadastro, você então será incluido no REDOME , e assim que alguém geneticamente compatível com você precisar, eles entrarão em contato para realizar a coleta da medula e assim fazer o transplante.
Viu como é fácil e rápido.
Muitos Pedrinhos contam com você ! 

Como se tornar um doador de medula?
Você precisa ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde;
 Ir até um hemocentro ou hemonúcleo autorizado e CADASTRAR-SE!
O CADASTRO consiste no preenchimento de uma ficha de identificação e
na COLETA de um simples exame de sangue para o teste de compatibilidade (tipagem
HLA);
Seus dados e sua tipagem HLA serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores
Voluntários de Medula Óssea (REDOME);
Quando aparecer um paciente com a medula compatível com a sua, você será
chamado;
 Novos testes sanguíneos serão necessários para a confirmação da compatibilidade; 
Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir a doação; 
 Seu atual estado de saúde será então avaliado.


Como é feita a doação?
A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, tem duração de 2
horas aproximadamente, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por
um mínimo de 24 horas. São realizadas múltiplas punções, com agulhas, nos ossos
posteriores da bacia e é aspirada a medula. Retira-se um volume de medula do doador
de, no máximo, 15%. Esta retirada não causa qualquer comprometimento à saúde.
Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a
moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.
Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira
semana.

Para o doador, a doação será apenas um incômodo passageiro. Para o doente, será a diferença entre a vida e a morte. A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo.



Clique aqui e saiba onde se tornar doador de medula

Comentários

Claudia Martins disse…
Para a retirada de 5 ml de sangue é preciso estar em jejum?
No dia que se vai ao hemocentro já consegue fazer o cadastro e a coleta do sangue?
Pergunto porque pretendo ir na minha folga.
Obrigada.
Unknown disse…
Oi Pedr, acompanhei seu caso pela TV e estou nas redes sociais buscando ajuda para você. Tenho fé em Jesus que a cura chegará com o nascimento do irmãozinho Arthur.
Você é um guerreiro. Vitória é a certeza.
Mil beijos em seu coração.
Thays Gomes disse…
Vou colocar no meu Blog http://thaysgomez.blogspot.com.br/ para divulgar a respeito da doação que é tão importante hoje em dia!!!
Thays Gomes disse…
blog http://thaysgomez.bolgsport.com.br vou postar no meu blog para que as pessoas vejam e tenham noção de tantas pessoas que precisam da nossa doação!
@Ribeiro_Tati disse…
Claudia, não é necessário estar em jejum.
Você faz o cadastro para o REDOME e é feita a coleta de sangue no mesmo dia.
Unknown disse…
Claudia, meu nome é Lara. Doaria minha medula com prazer, mas só tenho 10 anos e precisa ter 18 para doar.

Boa sorte, abraços.
karlaximenes disse…
Olá me chamo Karla sou do Rio de Janeiro, depois que assisti a reportagem sobre a luta de vcs com o Pedro me senti na obrigação de ajudar, nao somente ele mas a tidos que vivem a mesma luta. Já liguei para o HemoRio e estarei indo até lá me cadastrar para me tornar uma doadora. Tenho uma duvida, eu posso informar que gostaria de conseguir ser uma possível doadora para o Pedro ou eles que escolhem a pessoa que irá receber a doação???Espero e peço a Deus que eu consiga realizar esse sonho na vida de vcs!!!
boa noite mamae do pedro...
depois q assisti no programa da ANA
passei a acompanhar pelo blog
sou de curitiba e ja acompanho um caso parecido com o do pedro a do NOAH...
bom sei q nessas horas nao somos as melhores pessoas para confortar vcs
mas falo q tenho colocado o pedrinho em minhas oracoese q logo vao achar um doador pra ele e vamos ver aqui somente noticias boas de sua recuperacao tenho muito fé em DEUS e sei q ele vai sair dessa...qualquer coisa q precisar so falar estou vendo o blog dele tds as noites
um bjao bem gostoso nesse bb linduu
FRAN
Unknown disse…
oi assisti a matéria na ana hicman e fiquei muito emocionada ,não tenho nenhum filho ainda mas já posso imagina o que vc´s estão passando tenho 18 anos meu nome é andréia e sou de arapongas se eu puder ajudar vc e minha medula fos compativel fico felis...
Ketlin disse…
Muita força Pedro estou torcendo por você!!!
Vai dar tudo certo e você vai conseguir um doador se Deus quiser e pode crer que ele vai querer porque você é uma pequena pessoa vitoriosa e vai vencer tudo isso que você está passando.
BOA SORTE!!!
Ketlin disse…
Muita força Pedro estou torcendo por você!!!
Vai dar tudo certo e você vai conseguir um doador se Deus quiser e pode crer que ele vai querer porque você é uma pequena pessoa vitoriosa e vai vencer tudo isso que você está passando.
BOA SORTE!!!
Unknown disse…
Ola Pedrinho estou torcendo por você,vc ja é considerado um guerreiro por tudo que vc esta passando.
Vai dar tudo certo
Boa Sorte
Beijos e tudo de bom
Unknown disse…
Gostária muito de me tornar doadora...
Mas estou grávida..isso seria possivel?
E se não quanto tempo após eu ter tido meu bebe, posso?
ama acopiara disse…
olá família do Pedro,como é lindo e emocionante a luta de vcs,se Deus quiser ele vai conseguir.Não sei se será possivel,mas farei o teste p saber da compatibilidade de seu filho.Entrarei em contato.



Alene Morais,Acopiara,CE
Junia Santos disse…
OLA GOSTARIA DE SABER SE EM CIDADES MENORES TEM CENTRO DE CASTRO PARA SER DOADOR DE MEDULA, POIS MORO EM ITABORAÍ RJ...
PEDRO QUE DEUS TE ABENÇOE E GUARDE SUA VIDA, VOU ORAR MUITO PARA DEUS QUE VOCÊ CONSIGA LOGO UM DOADOR QUEM SABE EU VOU SER SUA DOADORA
RENATA disse…
QUE BOM QUE VC É ASSIM POIS O PEDRINHO ESTA PRECISANDO MESMO PEDRINHO QUE DEUS TE ABENÇOE E TE DER MUITAS FORÇAS PARA SUPERAR ISTO DEUS TE AMA LINDO BEIJOS DA SUA AMIGA RENATA SE CUIDA
VC VAI SAIR DESSA ESTAREI ORANDO!!!
Unknown disse…
Quem estiver amamentando pode doar medula ?
Unknown disse…
Quem estiver amamentando pode doar medula ?
ROSI FELIZ! disse…
Olá Pedrinho hj eu assisti o Programa da tarde na record nossa eu fiquei muito mais muito feliz com a noticia que seu irmão podera ser o doador por um momento eu fiquei triste mais depois dessa noticia nossa vc e um menino guerreiro com uma vida toda pela frente agradeço muito a Deus pela sua vida ta e parabéns para seus pais pois eles tbm são guerreiros não desistiram nunca de vc mil beijos meu anjinho que Deus continue te abençoado sempre !
Unknown disse…
Hoje vi no programa da ana hickmann poxa me emocionei muito!
primeira vez q vi o programa della !
Que o senhor Jesus possa abençoar a familia de voces cada dia mas e mas hoje e sempre!
a chance era de 25% mas viu como Deus é bom !
Unknown disse…
bom dia julia fiquei muito feliz com a noticia de que arthur vai ser o doador do pedro que bom que tudo esse sofrimento esta com os dias contados para acabar, desejo felicidades para todos voces.beijos e muita sorte para os seus campeos.
Unknown disse…
passei para deseja muitas felicidades para tuda familia e que o pedro tenha uma boa recoperaçao depois do transpande força mae deus esta com vcs.beijos
Unknown disse…
boa sorte pedro na sua nova vida que começa logo depois do trampante força mae tudo dara certo e pedro e arthur serom muito feliz.beijos
Unknown disse…
Olá, meu nome é Wildson Junior, gostaria de saber, se tem alguma coisa haver , se o doador e o receptor tiverem o mesmo tipo sanguíneo, as chances de ser compatíveis, aumenta ?
A doação pode ser direcionada a uma pessoa específica??
Unknown disse…
Boa tarde, meu nome é Wildson Junior, sou de PE...Gostaria de saber, se a compatibilidade, tem alguma coisa haver com o tipo sanguíneo, ex: O doador e o receptor, tiverem o mesmo tipo sanguíneo ???
Se pode doar direcionado à uma pessoa específica??
Unknown disse…
Boa tarde ,gostaria de saber se quem está amamentando pode doar?

Nossa História na TV